quinta-feira, 10 de maio de 2012

Excesso de "Realidade" ou Possibilidades Aumentadas??


O assunto de hoje é: Realidade Aumentada ou em Inglês “augmented reality”. Já ouviu falar? (Já?, então espera aí, primeiro vamos socializar o papo) Nunca ouvi falar? Bom.... Realidade Aumentada é o seguinte:
“Realidade Aumentada (RA) é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real “

Trocando em miúdos, é todo instrumento que agrega informação, além da “realidade visível” como, por exemplo, através de uma câmera. Separei alguns exemplos,que vão de simples tatuagens a usos para fins comerciais, pra ficar mais claro (até porque esse é o tipo da coisa que a gente só entende quando vê funcionando):
  



           (fica mais interessante depois do primeiro minuto)

Doido não? Pois é.... Essa tecnologia abre uma series de possibilidades incríveis em diversas aéreas  desde aplicações educacionais e jogos até aplicações de Realidade em bioengenharia, física, geologia e etc.....
[Aproveito para deixar uma dica, eu utilizo e recomendo para usuários android, o Google goggles:
identifica desde de textos e“simples Qr codes” até pontos turísticos mundo a fora e é uma ferramenta "simples" em que utilizamos realidade aumentada]

Bom, ai partimos para o nosso próximo assunto, apesar de ser um admirador e quem sabe até um entusiasta da tecnologia, confesso que tenho minhas ressalva com a direção pela qual as coisas estão caminhando...  :o Explico, lógico toda essa tecnologia “à nosso favor” é fantástica e tende a trazer muitos benefícios, no entanto trajado de minha inquietação característica me pergunto: Será que a gente precisa de tanta informação assim? Será que conseguimos processar tudo ao nosso redor? :S

Bom , existem, já hoje diversas pesquisas a respeito e não tenho eu a intenção de firmar, com propriedade, qualquer resposta para essas questões. Porém a sensação que eu pessoalmente tenho (e acredito seriamente que não seja o único, até mesmo por conversas sobre o assunto com amigos) as vezes a sensação de que sempre tem alguma coisa nova, sempre tem mais e mais coisa que eu “preciso” saber e aprender.... e segundo as pesquisas isso é uma angústia típica dos tempos atuais. "O mal-estar de nosso tempo é a inadequação, o sentimento opressivo de que as outras pessoas estão fazendo as coisas certas, lendo os livros que contam e usando os computadores e programas mais modernos enquanto nós estamos ficando para trás na carreira ou nos relacionamentos", diz o americano Wayne Luke, autor de um livro que compara o ambiente de excesso de informação que existe hoje a uma "areia movediça".

Muitos não conseguem acompanhar as mudanças, sendo que o fato de mudar para alguns já é um inferno. Mais infernal ainda é a sensação de que o mundo está girando a muitas rotações a mais do que nós mesmos.

Além disso, excesso de informação diminui a capacidade de retenção da memória no processamento de informações guardadas para longo prazo, cientificamente, para que uma informação fique memorizada por mais tempo no cérebro, ela é trabalhada na região do hipocampo
.
A memória humana tem sido esquecida em tempos de memória virtual, o velho e bom hábito de ler ajuda a fortalecer o funcionamento da memória humana, enquanto que o excesso de informação provinda das mídias e da internet em grande volume pode levar o indivíduo ao estresse e à baixa concentração.


Curiosidades (nas fontes tem mais curiosidades):

  • Uma só edição do jornal americano The New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum recebia durante toda a sua vida há 300 anos (Revista Veja de 05 de setembro de 2001);
  •  No mundo atual, o volume de informações e dados que são publicados e transmitidos é multiplicado por dez a cada cinco anos. Segundo analistas, no ano de 2013, haverá a circulação de cerca de 667 exabytes circulando pela internet.
  •  Mais de 1.000 novos títulos de livros são editados por dia em todo o mundo.
  •              A nossa capacidade de reter e consolidar estímulos e informações é limitada, mas nossa percepção não. Isso possibilita que a pessoa se ocupe com várias coisas ao mesmo tempo, mas com perda da capacidade de processar adequadamente o que está fazendo.

3 comentários:

  1. Já me peguei pensando sobre isso... cara, é muita coisa, tecnologia e informação... enfim, acredito que o importante é saber filtrar o que eu preciso e aproveitar que a internet e os livros oferecem conteúdo que eu posso escolher ver ou não.

    Mas enfim, tempos modernos esses, aiai...

    Muito bom o post, irmãos, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh... sao os dilemas da vida moderna.... :s
      Mas estamos ai... Valeu mano... ;)

      Excluir